Conheça nossa história

Tudo começou com a ida em 1995 a Macapá-AP de um grupo de Irmãos, oriundos de várias Lojas do REAA da jurisdição de Fortaleza, onde foram colher ensinamentos. Lá observaram o funcionamento e como este era praticado em Loja do Rito de York daquele Oriente. Assim nasceu a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros de York Nº 111, da vontade maçônica desses Obreiros. Na época, o Regulamento Geral da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, permitia que os Irmãos se filiassem a mais de uma Loja de Ritos diferentes, então o Ser Grão-Mestre Irm Nathaniel Carneiro Neto autorizou a sua fundação, sendo esta a pioneira do Rito nesta Potência Maçônica.



Seu funcionamento iniciou, provisoriamente, no dia 08 de Janeiro de 1996, tendo se reunido ritualisticamente no Templo da ARLS Obediência e Justiça Nº 18, na Cidade 2000. Exatamente no dia 08 de Março de 1996 foi escolhido para seu Presidente o Irm Rafael Will Suarez Cuadra, então obreiro da ARLS NECTAR Nº 64. Dessa forma, a Loja começou a sua caminhada, reunindo-se no Templo daquela coirmã, até a construção do seu nas dependências do Palácio Maçônico Prof. Francisco Dias da Rocha, em agosto de 1996, que recebeu o nome de Templo da Reflexão, este adaptado para o novo Rito. Local onde passou a reunir-se definitivamente, permanecendo até os dias atuais. Seu primeiro Venerável Mestre eleito foi o Irm Augusto César Frota Viana, obreiro da ARLS Tiradentes Nº 053.



A partir de 2016, as Lojas do Rito de York, jurisdicionadas a GLMECE, aderiram ao Rito Inglês Antigo ou Rito de York, praticado nos Estados Unidos. Este foi trazido ao Brasil, de forma unificada por iniciativa do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, sendo aceito na maioria das Grandes Lojas confederadas à CMSB e nos Grandes Orientes Independentes filiados à COMAB. Já as Lojas do Grande Oriente do Brasil se mantiveram no Emulation Ritual que vinham praticando.



Convém historiar esta transição, que teve início em 2007, tendo o Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil recebido autorização para traduzir os rituais da Grande Loja do Estado de Nova York. Foi concretizado com a pesquisa por equipe de estudiosos, Maçons brasileiros que foram nas Lojas de Nova York para absorverem a prática ritualística além da tradução criteriosa, com algumas adaptações conscientes aos costumes brasileiros, preservando sua essência. Desta forma foi editado pelo Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil que revisou, ilustrou e fez imprimir os rituais para permitir às Potências a adoção do Rito.



No Brasil ainda confunde-se Rito de York praticado nos Estados Unidos, que mantem sua originalidade desde 1797, com Emulation Ritual, praticado na Inglaterra, pensando que o segundo é também um Rito. O praticado nos EUA é um Rito, e o segundo, é um ritual conhecido no Brasil como ritual de Emulação.



O Rito de York é constituído pelos 3 Graus Simbólicos e 10 Graus Superiores ou Altos Graus, todos Iniciáticos assim distribuídos: Graus Simbólicos: Aprendiz Admitido (Entered Apprentice), Companheiro de Ofício (Fellow Craft) e Mestre Maçom (Master Mason); Graus Capitulares ou Real Arco: Mestre de Marca (Mark of Master), Past Master Virtual (Past Master), Mui Excelente Mestre (Most Excellent Master) e Maçom do Real Arco (Royal Arch Mason); Graus Crípticos: Mestre Real (Royal Master), Mestre Escolhido(Select Master) e Super Excelente Mestre (Super Excellent Master); Ordens de Cavalaria: Ordem da Cruz Vermelha (Order of The Red Cross), Ordem de Malta (Order of Malta) e Ordem dos Cavaleiros Templários (Order of Knight Templar).



A Loja Cavaleiro de York, desde sua adesão ao Rito Inglês Antigo ou Rito de York em 2016, participou com representação de Obreiros nos três Encontros Nacional das Lojas do Rito de York, sendo o I e II Encontros em Brasília, em Junho/2016 e Junho/2017, e o III em São Paulo, em Junho/2018, como forma de estar atualizada e alinhada com a prática da Ritualística